espetinho japonês yakitori

Conheça o Yakitori, o tradicional espetinho japonês

O churrasco é a receita mais querida dos brasileiros, mas acredite, ela também possui uma versão oriental. O espetinho japonês é uma versão mais saudável do nosso tradicional churrasco.

como fazer churrascoSegundo o Japão em Foco, o Yakitori é o nome dado a um tipo de espetinho de frango grelhado, muito popular no Japão especialmente durante os matsuris, os festivais japoneses.

Normalmente são usados espetos de aço ou bambu e após serem grelhados na brasa são temperados com molho tare ou sal.

No Japão, o espetinho pode ser feito com vários tipos de carne de frango, como peito, coxa, pescoço, fígado, moela, pele, etc. Eles podem ser assados em churrasqueira e forno.

Assim como no Brasil, o Yakitori é um dos pratos mais baratos encontrados na rua e pode ser encontrado em qualquer esquina.

Yakitori Tradicional

espetinho japonês

Ingredientes

– 500 gr coxa de frango

–  1 xícara (chá) de cebolinha verde

– Sal a gosto

– Pimenta-do-reino branca a gosto

Molho

– 1/2 Xícara (chá) de shoyu

– 1 Xícara (café) de saquê

– 1/2 Xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo

Corte o frango em pequenos pedaços de 2 cm. Corte a cebolinha em pedaços de 2 cm. Coloque os pedaços de frango no espeto alternando com a cebolinha. Grelhe na churrasqueira até ficarem levemente dourados.

Alguns instantes antes de retirar do fogo, pincele o espetinho com o molho tare.

Molho

Coloque todos os ingredientes em uma panela em fogo baixo e vá mexendo até reduzir, ficando com a consistência de mel. Cuidado para não ferver, pois pode ficar amargo.

Espetinho Japonês

como fazer espetinho japonês

Ingredientes

– 300 gramas de filé de frango

– 200 gramas de fígado de frango

– 2 alhos-poró

– 4 Cogumelos seco

– 4 Pimentões verdes

Molho

– 1 Colher de sopa de açúcar

– 2 Colheres de sopa de óleo vegetal

– 8 Colheres de sopa de saquê

– 4 Colheres de sopa de vinho branco

Modo de Preparo

Misture os ingredientes do molho yakitori. Deixe ferver em uma panela destapada em fogo alto por uns 10 ou 15 minutos.

Corte o frango e os fígados em quadrados de 2 cm. Deixe de molho em água durante 5 minutos para tirar o sangue. Escorra.

Retire os cabos dos cogumelos, corte os chapeuzinhos em quatro. Se os cogumelos forem pequenos, use inteiros. Corte os pimentões em quatro, no sentido do comprimento. Tire as sementes e corte os quatro ao meio.

Corte os alho-porós ou as cebolinhas em pedaços de 2 cm. Se usar espetinhos de bambu ou madeira, deixe de molho na água fria para evitar que se queimem.

Coloque de 4 a 5 pedaços de frango em cada espeto sem juntar demais, para que fiquem bem grelhados. Prepare outros espetinhos com fígado e outros com legumes. Se preferir, alterne pedaços de frango e alho-poró ou cebolinha.

Deixe grelhar por alguns segundos, os espetinhos de frango e de fígado, apenas para que fiquem levemente dourados. Retire, regue com o molho yakitori e torne a grelhar, virando os espetinhos.

Como você pode ver, existem espetinhos para todos os gostos e se gostou desta receita, porque não, conhecer mais de 50 receitas de espetinhos para poder iniciar o seu negócio e ainda aprender todos os passos, desde os temperos até quanto cobrar por cada um deles.


RECOMENDO PARA VOCÊ:

Manuel de Sousa

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.